#3 – FIRE in the hole

Deixando um pouco de lado esse meu pensamento (voltaremos com ele logo logo), queria trazer aqui um pouco da comunidade FIRE.

Como citei no primeiro post, acabei me deparando com a comunidade FIRE (Financial Independence Retire Early) há pouco tempo, e me deparei com uma comunidade extremamente rica de conhecimento e vontade de compartilhar seus aprendizados e evolução (e eu achando que estava sendo o diferentão HAHAHAHAHA).

Esse ambiente é incrível! Falo com segurança que existe mais autenticidade, skin in the game (palavra clichê do cacete), prosperidade e sentimento de comunidade, do que comparados aos Youtubers que estão na moda e explodiram esse ano.

Eu já sabia que a realidade é outra e nesse meio, com essas pessoas, confirmei isso. Meio que já estava esperto, mas tive ainda mais convicção de como esses “influenciadores” andam fazendo as coisas para venderem seus produtos (cursos, livros e afins) e ascender financeiramente.

Aprendi sim muita coisa com muitos deles e existem alguns que espalham uma mensagem bacana. Mas dá pra ver como as coisas mudaram com a injeção de grana nesse meio durante os últimos anos (acompanho e vi o crescimento desses canais e pessoas desde meados de 2017).

O preço da liberdade é a eterna vigilância.

John Philpot Curran (1750-1817)

Aqui, sinto que é diferente.

Cada blog vem traçando e apresentando a sua estratégia. Usufruem do seu trabalho e da vida comum para diminuir o hiato entre sua maneira de viver atual e sua desejada e suada IF. Apresentam seus balanços, compartilham suas estratégias e andamento, entre muitas outras coisas que enriquecem seu conhecimento e te animam.

Realmente é algo diferente, feito com gosto e com o objetivo da aposentadoria, não só para ganhar visualizações, destaque, imagem e alcances, que se traduzem em dinheiro de publicidade e que se tornam a forma de ganhar uma bela de uma grana.

O tempo e a experiência mostram que essas coisas causam conflitos de interesses… Por que seria diferente? Em um ambiente tão rentável e com um espaço de crescimento gigantesco que é esse meio de Finanças Pessoais atualmente?

Fico muito feliz de ter me deparado cedo com esse meio.

Agradeço ao Sr IF 365 por isso…

Ontem passei a conhecer o Viver de Dividendos, um cara que está na jornada há anos e que possui muito mais autoridade do que a maioria desses influenciadores na moda.

Sigo aprendendo e acompanhando esses e outras pessoas, alinhadas com meu objetivo, sede e mentalidade.

Até a próxima…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *